Facebook Twitter Instagram

Governo realiza solenidade de assinatura do Contrato de Concessão do Serviço Público de Ferryboat no Maranhão

WhatsApp Image 2021-12-09 at 13.31.42 (8)O Governo do Estado do Maranhão, através da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) realizou na manhã desta quinta-feira (9), a solenidade de assinatura do Contrato de Concessão do Serviço Público de Transporte Aquaviário Intermunicipal. O serviço de ferryboat foi licitado pela 1º vez no Maranhão e trará benefícios para a sociedade que utiliza esse meio de transporte, atendendo as necessidades dos usuários que utilizam o serviço, além idealizar e concretizar um compromisso do Governo com todos os maranhenses, sobretudo, com os que residem e trabalham na Baixada, garantindo mais acessibilidade e desenvolvimento econômico e social para o Maranhão.

“Esse é um processo que a MOB tem conduzido há bastante tempo, desde o início da gestão Flávio Dino, e agora chegamos no final do processo licitatório para o transporte aquaviário entre São Luís/ Cujupe e que se culmina hoje com a assinatura do contrato. É um grande marco para o Maranhão e em um curto prazo teremos novas embarcações e constantes melhorias no serviço”, pontou o presidente da MOB, Daniel Carvalho.

No processo licitatório da Concorrência Pública de Nº 001/2021- MOB duas empresas estavam concorrendo: Internacional Marítima e Celte Navegação. A Internacional Marítima venceu o lote I e a Celte Navegação venceu o lote II, e desta forma serão duas empresas operando no sistema em um prazo de 90 dias da data da assinatura da ordem de serviço, realizada nesta quinta-feira, 9 de dezembro.

“Teremos mais disponibilidade de novos ferrys e novos horários para que a população que necessita tanto desse serviço, para que o ir e vir do dia a dia seja garantido de firma mais rápida e eficiente, com melhores acomodações e melhorias no modo geral”, explicou Marcel Lopes, diretor de operações  aeroviárias  e aquaviárias da MOB.

O contrato de concessão terá duração de 20 anos podendo ser prorrogado por mais 20 anos. Com o contrato, as empresas agora têm segurança jurídica e podem investir em melhorias. O documento já assinado também rege que as empresas têm um prazo de 90 dias para iniciar as operações com os ferrys de acordo com as cláusulas do contrato.

IMG_5144
“Pela primeira vez o Estado do Maranhão toma a iniciativa de conceder uma concessão para iniciativa privada e isso possibilita que o investimento seja de fato feito. Nossa pretensão é atender essa demanda, voltada com bons resultados para a população com embarcações mais adequadas, seguras e confortáveis e que tudo possa fluir de modo que consigamos atender a população. ”, afirmou Luiz Carlos, presidente da Internacional.
“A nossa ideia é proporcionar um serviço melhor que o está sendo proporcionado atualmente, justamente o motivo da licitação, melhorar o serviço. Oferecer embarcações melhores, equipamentos melhores, um serviço mais confortável e aproveitar a mão de obra local, de preferência”, frisou Sérgio Maia, diretor da empresa Celte.

Várias autoridades acompanharam a solenidade de assinatura do Contrato de Concessão do Serviço Público de Ferryboat no Maranhão. Entre as autoridades participaram, a promotora de Justiça, Lítia Cavalcante, o procurador geral de Justiça, Eduardo Nicolau, o presidente da EMAP, Ted Lago, entre outros.

“Definitivamente é um novo momento para o serviço de ferryboat, com mais investimentos e também trazendo melhorias para os usuários dos ferrys e consequemente dos terminais, acompanhando assim, o crescimento desse serviço tão importante para a população”, destacou Ted Lago, presidente da EMAP.