Facebook Twitter Instagram

BRT

BRT LITORÂNEA

O Governo do Maranhão, através da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) está implantando na Grande Ilha um novo modelo de transporte público que vai interligar os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, o BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus). Com investimento de 140 milhões, as obras de implantação do BRT é a maior obra de mobilidade urbana do Estado do Maranhão.

Lotes

1 (2) IMG_4614

O projeto BRT – Litorânea esta dividido em dois lotes.

O lote 01 compõe o prolongamento da Avenida Litorânea em 1.800 metros, requalificação da Avenida São Carlos, Requalificação da Avenida Litorânea da Foz do Rio Pimenta à Foz do Rio Calhau e a Requalificação da Avenida Colares Moreira até a Rotatória do Calhau, totalizando quase oito quilômetros de intervenções. Essa etapa está sendo desenvolvida pelo Consórcio JCA.

O lote 02 corresponde à requalificação da Avenida dos Holandeses e a rua Búzios. Com 13,5 quilômetros de intervenção, inicia na Avenida Atlântica, no Araçagy e finaliza na Rotatória do Calhau. Desenvolvido pelo Consórcio DP Barros, a requalificação da Avenida dos Holandeses está sendo realizado em etapas, sendo que a primeira parte, compreende a entrada da Praia do Araçagi até a altura da UPA do Araçagi.

Todas as intervenções na Avenida dos Holandeses estão sendo programadas para garantir o mínimo impacto na locomoção/mobilidade das pessoas que utilizam a via. Ao final das obras o fluxo de trânsito dos veículos vai permanecer em sentido duplo, com duas faixas em cada via e no centro a faixa do BRT. O projeto prevê ainda, soluções inteligentes para todas as rotatórias existentes ao longo da avenida.

Com a implantação do corredor exclusivo de ônibus rápido, a população que utilizará o transporte público vai diminuir o tempo de viagem em até 40 minutos para se deslocar até o centro de São Luís. O projeto conta ainda com estações de embarque e desembarque, ciclovias e passeios acessíveis.

Prazos

O calendário de execução da obra está sendo cumprindo integralmente de forma que o primeiro lote da obra de implantação do BRT que compreende o prolongamento da Litorânea esta previsto para o segundo semestre de 2020.

Já em relação ao lote 02 que compreende a requalificação da Avenida dos Holandeses, a primeira etapa que vai da entrada da Praia do Araçagi até a altura da UPA do Araçagi está prevista para ser entregue em agosto de 2020.

É o Governo do Estado do Maranhão trabalhando para melhorar a vida das pessoas. Governo do Maranhão trabalhando por você.

Quer conhecer mais sobre o projeto BRT – Litorânea, CLIQUE AQUI.

Acesse FOLDER REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA DOS HOLANDESES 

PROJETOS

LOTE 01 – Trecho 01

LOTE 01 – Trecho 02

LOTE 02

GALERIA DE FOTOS

Requalificação da Avenida dos Holandeses – Araçagi

Prolongamento da Avenida Litorânea