Facebook Twitter Instagram

Após sucesso do bike rack na Linha Expressa Raposa, serviço será ampliado

 

Bike rack

O serviço proporciona mais conforto e facilidade durante as viagens e segurança na acomodação do veículo alternativo. Foto: Divulgação

 

Três meses após a implantação do bike rack nos veículos de transporte coletivo da Linha Expressa Metropolitana da Raposa, iniciativa da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o serviço passa, agora, da fase de teste para a fase de aceitação da população.

O uso da bicicleta no rack é realizado de forma rápida, podendo, ainda, ter o auxílio do motorista. Em média, leva-se 20 segundos para prender a bicicleta no rack, o que torna ainda mais prático e rápido quem precisa se deslocar para longas distâncias. No município de Raposa, o rack foi muito bem aceito pela população local, uma vez que a bicicleta é um meio de locomoção bastante utilizado para o trabalho e passeios.

“Agora chego ao meu destino muito mais rápido e sem cansaço. Estou satisfeito, não pago para utilizar o serviço e posso ir onde quero”, ressaltou Célio Silva, 52 anos, pescador.

Entendendo que a bicicleta é um meio de transporte viável, com benefícios que vão além da redução de veículos no trânsito, a intenção da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) é incentivar a integração entre os modais. A ideia é combinar bicicleta e transporte público, fazendo com que o trabalhador ou ciclista utilize a bicicleta de casa até a parada de ônibus e, em seguida, utilize o ônibus, tornando a viagem de quem necessita utilizar a bicicleta mais confortável.

Expansão do serviço

Com o sucesso e aprovação do bike rack pelos usuários de transporte público da região, a expansão do serviço chegará aos coletivos que compõem a Linha Expressa São José de Ribamar. Conforme identificado pela MOB, vários trabalhadores se deslocam, diariamente, entre o município e a capital utilizando a bicicleta como principal meio de transporte. A expectativa é que em até 30 dias os novos racks já estejam em funcionamento na nova linha.